Porque daqui em diante será sempre Nós!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Namoro à distância (Parte II)

Semanas atrás escrevi sobre como estava me sentindo namorando à distância.
Falei sobre os pontos positivos e negativos que envolviam toda essa questão, como fazia crescer, como a gente aprende a amar de verdade ou percebe de uma vez que aquilo não ia rolar.
Pois bem, acho que tem muitas outras coisas que envolvem um namoro "separado". Pensei em falar sobre uma delas, algo que percebo não só no meu relacionamento, sabe? Porque vamos combinar: a ausência causa estresse, já é comprovado.
(Quero falar tanta coisa sobre isso que acho q não to conseguindo sequer desenvolver meu texto, mas vamos lá).

Um namoro à distância é um namoro que recebe milhões de orações todos os dias para ser reencontrado. Mesmo que nos falemos todos os dias ou nos vejamos pela internet, ainda sim, falta o toque, sabe como é, né? Falta a presença, parece óbvio, mas é verdade.
Todos os dias a gente fica pensando como seria bom a presença daquela pessoa, o seu carinho e tudo mais. Ai enfim, no meu caso, chega o final de semana... Uma beleza, vamos nos reencontrar e matar as saudades!.... mas nem sempre é um mar de rosas assim.


Para os dois parece que o tempo parou, que não se contam mais as horas, que não há mais nada a ser feito, além de se curtirem. É bem verdade, eu pelo menos, faço tudo que tenho que fazer durante a semana para aproveitar o máximo de tempo possível ao lado dele. Mas, infelizmente, nossos chefes, nossos professores, nossos pais, nem sempre veem a coisa como a gente, até por desconhecimento, indiferença, coração duro ou mesmo porque algo precisa ser feito naquele horário.
Sou professora, todo mundo sabe, e sabe também que essa é uma profissão massacrante, você não só trabalha nos horários normais como todo mundo, como ainda trabalha de madrugada e nos finais de semana, é uma beleza... mas não era sobre isso que eu ia falar.
Esses compromissos de final de semana estressam, parece que todo aquele carinho que a gente queria passar se transforma em raiva porque não terei o mesmo tempo com ele.
Diga aê... ao invés de aproveitar o tempinho que tenho, acabo perdendo e deixando de viver aquilo que me foi dado.
Às vezes nem é só trabalho, é exaustão de quem chega de viagem, é um compromisso que marcou com o outro durante o final de semana e não o comunicou. As coisas, à distância, parecem pegar fogo muito mais rápido quando nos encontramos, do que quando estamos sempre perto. E ai o resultado não é muito bom. A gente discute,  a gente questiona tudo, principalmente as coisas que não têm nada a ver, como o próprio amor.
Fala sério, aquele final de semana que tinha tudo pra ser curtido, ser aproveitado, acaba se tranformando numa máquina de tranformar amor em exaustão, carinho em impaciência. E lá se vai tudo embora....
(Sei que ninguém lê essas besteiras que eu escrevo, mas queria tá me fazendo entender, não sei se você entedeu)

É, rola um desentendimento na sexta, do tipo: "aff, você já chega com essa cara feia!", a cara na verdade era de cansaso, ou de tristeza. Sei lá, tava carente e espera uma recepção mais calorosa do outro.. são muitas coisas. Mas ai fica tudo bem, todo mundo se entende, se perdoa e fica tudo tranquilo... até que rola outra besteira, pronto! Era o que faltava pr'aquele lance de sexta voltar. "Mas também desde sexta feira você tá com essa cara"....

 E volta diferente... não é mais só uma coisa, são coisas que se juntaram e formaram um bolão em cima de você. O pior é quando esse desentendimento se torna ofensivo ou até mesmo agressivo... falamos sem pensar, agimos sem querer e magoamos de forma dolosa, quando há intenção de machucar.
Não vou me fazer prolongar, mas eu queria, que você, que namora à distância, entendesse que stress no namoro, podes ser sinal de distância, sinal de saudade e carinho, por mais louco que isso possa parecer. Mas quem foi que disse que amar é normal?
Pare de se preocupar com besteiras e agir como um chato(a), aproveite o tempinho que vocês têm juntos, porque é isso precisa ficar na cabeça durante a semana em que estão separados e não aquela sensação de "caramba, o que foi que eu fiz" ou "não nos aproveitamos nesse fim de semana". Se liga, tá?!

  De dois um: não, não, de um um: Curtam-se!

Glenda Hilnara


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sonhos frustrados

Você já sentiu a sensação de ter algo que você sonha muito, indo por água abaixo? Você já parou pra pensar o quanto de si você coloca em cada perspectiva de um futuro que pode não acontecer?

É, acho que parei pra pensar sobre isso esse final de semana.
E não falo só de relacionamento, falo em todo tipo de sonho, o quanto você se agarra naquilo e faz daquilo um ideal pra sua vida, mas, de repente.... tudo se destrói como um castelinho na areia da praia.
Já falei aqui diversas vezes sobre o tempo de Deus e reconheço isso, mas ninguém pode tirar o peso e a tristeza de um sonho não realizado ou de um pensamento constante que precisa deixar de ser constante.
Às vezes depositamos tanta confiança nesse sonho que parece que tudo gira em torno dele. Por exemplo, quando  você está apaixonado, tudo conduz à alegria e à felicidade com aquela pessoa... se, de repente, essa pessoa te trai, tudo que você planejou e sentiu parece agora ferir, "como fui sentir tanto isso, eu deveria não ter me entregado a isso dessa maneira".... mas por mais que você tente é inevitável!
O que eu quero mais dizer com isso tudo é: não alimente esperança alguma no coração de alguém se não for sua intenção ou possível cumprir. O preço da decepção é um rio largo e escuro que, na maioria das vezes, impede seu retorno para o mesmo lugar... e vai ficando sempre mais e mais dificil acreditar e  ter fé de que "não aconteceu agora", mas um dia vai acontecer.

Aiii, esse "um dia" é que mata. Fala sério, quando esse "um dia" vai chegar? Será que eu vou ter o mesmo sentimento de espera que tive até agora...??
Sei lá, penso que já vou estar exausta e talvez não tenha mais tanta empolgação, por ter cansado de esperar. Tenho medo!

(Postagem curta pra combinar com as palavras de decepção que cabem a um sonho frustrado: nenhuma, apenas lágrimas!)



Faz assim, não cria expectativa.... o que vier é lucro!

Glenda Hilnara

sexta-feira, 30 de março de 2012

"Alguém tem que ceder"

Sair com o amigos é sempre uma festa, gera sempre muitas risadas boas! E quando esses amigos são casais há sempre um motivo a mais para rirmos.... sempre tem que ter uma mini DR, tipo pública, não daquelas que nos matam de vergonha ou fazem a gente pedir pra morrer, mas aquela DR interna, sabe?
Mais ou menos assim:
(já está rolando uma conversa sobre o começo do namoro, algo do tipo)
Ela diz: Ah minha filha (falando com a amiga), pois ele não tem jeito, no começo sempre ligava pra mim, agora eu que vivo ligando pra ele, senão é capaz da gente passar o dia sem se falar.
(A conversa prossegue com todo mundo participando e rindo, claro, pq ô coisa engraçada!)
Ele diz: Tá certo! Eu tb tenho coisas pra fazer, se n ligo é porque estou ocupado. Pior é vc que sempre fica do lado da sua mãe, eu nunca tenho razão....
(Esse é o momento da mudança completa de conteudo, de forma e sentido... mas ele não tinha oq dizer, vamos levar isso em consideração, né? Ele sabe q tava errado!)

Certo, esse exemplo é só pra ilustrar oq geralmente acontece na saidinha de casais, pq é lá onde as meninas e os meninos tem reforços, os homens defendem os homens, óbvio, as meninas defendem as meninas...
Tirando a graça de todo esse diálogo a oito bocas, sempre nesses encontros tem um assunto que me chama atenção e uma palavra que sempre é dita: EGOÍSMO! EGOÍSTA!

Egoísmo: Hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. (Dicionário)

Palavra forte essa, não acham? Pois é, mas todos parecem falar a mesma língua e é claro que eu me incluo nisso. Um sentimento egoísta é capaz de tranformar sua atitude em relação ao outro, esperar que ele(a) sempre faça ou diga algo primeiro, antes que vc o faça, é entregar o relacionamento à sorte. E se ele(a) não fizer, como é que fica? "- Quem perde é ele(a)" - Será mesmo?
Às vezes, por mais que vc conheça uma pessoa, falo isso por experiência (super chique), a gente acaba não percebendo oq o outro está precisando no momento e aí da mesma forma que vc espera receber carinho, por exemplo, o outro tb espera. Se nenhum dos dois der o "braço a torcer", ambos vão ficar sem carinho.

Pronto, é nesse momento que os dois ficam sentados, olhando para o vento, pensando: 
Ela: "Eu sabia, ele n gosta mais de mim, não me faz mais qualquer carinho. Também não vou atrás não, ele que se quiser que venha, toda vez quem vai sou eu!"
Ele: "Meu amigo, ô menininha complicada, viu? eu n fiz nada, tenho certeza. Pois, pronto, também n vou atras não"...

Se alguém não deixar o orgulho de lado, nada vai acontecer, aliás... vai e n será para o bem do casal.
Isso me faz lembrar de outra palavra, complementar a tudo que vinha falando: ORGULHO!
 Ao mesmo tempo em que o orgulho pode significar diginidade também pode representar superioridade... e desde quando no amor há superiores?
Pois é: Pedir perdão, reconhecer o próprio erro, dar um carinho antes de receber, tudo isso é parte constituinte de um relacionamento duradouro e feliz, em que há cumplicidade e verdade entre os dois.
Ah e para diminuir o maior de todos os orgulhos e egoísmos reconheça que é sempre ele(a) que vai atrás e ceda dessa vez, orgulho não leva ngm a lugar nenhum, já dizia minha mãe.
Por isso, fica a dica de alguém que sempre é intitulada de orgulhosa, não espere o outro pra dá o primeiro, segundo ou qualquer passo que seja, deem juntos.... isso vale pra tudo! 


"Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos."
(Oscar Wild)


Glenda Hilnara

sábado, 17 de março de 2012

Namoro à distância

Ainda bem que vivemos nesse tempo, sabia?
Apesar dos pesares, imagina como deveria ser namorar à distância há 60, 70 anos atrás...
Hoje somos favorecidos pela Internet, pelo msn, skype, faces, twitters e blá blá blá. São mágicas tecnólogicas que diminuem as distâncias e fazem com que namoros de anos, como o meu, não se acabem.
É, pois é, estamos geograficamente distantes, separados por uma torturosa vontade de casar e um emprego que antes precisa ser estagiado... oh vida dificil!
A gente já se preparava pra isso, nos programávamos para essa distância, para esse reviravolta no relacionamento marcado pela presença, sobretudo, física. Mas apesar de toda essa preparação psicológica, nunca havia sido treinada para tal, dez dias distantes conta quando a gnt compara por 6 ou 9 meses.
 Nunca pensei que escreveria sobre namoro à distância aqui na primeira pessoa. Sempre a gente pensa que vai acontecer com o outro mas nunca com a gente, né? Agora tou eu aqui... estamos há exatos 2 meses separados, pouco pra quem ver de fora, mas muito muito pra quem se via todo dia , quem ia pra universidade junto, pra quem era dependente do outro.
Nos vemos apenas nos fins de semana, o que já é muita coisa... mas que é sentido, principalmente, quando você quer conversar, tá precisando do carinho fisico daquela pessoa naquele momento e tem que se contentar com uma ligação (que não pode durar muito pq senão os bônus acabam) ou com um video lento na internet, que mais parece que foi gravado e está sendo reproduzido... ninguém merece!
Todo mundo vive dizendo "é bom, pelo menos aumenta a saudade"... Que saudade que nada, quando a gnt ama a gnt tem saudade até estando perto, morando vizinho, se vendo todo santo dia...
A saudade machuca... machuca muito, doi bem lá no fundo, nos maltrata até cansarmos e vermos que não há nada a se fazer além de esperar e acalmar o coração.
Acho que foi Pe Fábio de Melo que uma vez disse algo do tipo "que você fique distante a ponto de eu sentir saudades de você, mas não o suficiente para que eu aprenda a viver sem você"... sabe quando alguém resume tudo o que você queria dizer? Pronto, foi o que ele fez!
A saudade é algo muito traiçoeiro, ao mesmo tempo em que aquece um amor verdadeiro, deixa duvidas e faz cessar aquele amor não alicerçado, pouco adubado, aquele que iria acabar mais cedo ou mais tarde...!
Pra nós dois, essa distância foi saudável, não diria boa nem terrível, já que nos amávamos e queríamos estar juntos, de corpo e alma, e essa "separação" não pôs fim ao sentimento que construímos durante sete anos. Mas foi saudável... depois de muitos anos de convivência (parece até que a gente vive na mesma casa) a gente parece começar a questionar muita coisa: será que eu realmente amo essa pessoa ou me acostumei a estar ao seu lado? Isso é extremamente normal e precisa ser sentido. Por isso que pra nós, não pela dúvida, porque sempre tivemos certeza daquilo que sentíamos, mas pelo fortalecimento gerado, através do qual percebemos como realmente aquela pessoa é importante na nossa vida e o quanto faz falta a sua presença. Isso foi (muito) legal, amadurecemos nosso amor... precisa acontecer.
A dependência do outro, desnecessária, e a confiança no seu amor foi algo que percebemos ao longo desses dois meses... não poder acompanhar seus passos, saber com quem você está saindo ou que está fazendo me deixa louca, mas me fez crescer e dar valor a mim também... sentir que você também sente falta, que você também se preocupa, que você tambem queria estar aqui perto... isso faz muita (sem parênteses) diferença e me faz cada dia mais convicta que é você!
Mas todas essas descobertas e sentimentos ainda é pouco, há muito ainda para ser vivido, afinal ele não volta amanhã, né? Uma pena...


"O amor calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade."
(Jonh Dryden)

Glenda Hilnara

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Relacionamentos

  Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida.
Detesto quando escuto aquela conversa:
- 'Ah,terminei o namoro...
- 'Nossa,quanto tempo?'
... - 'Cinco anos... Mas não deu certo...acabou'
- É não deu...?
Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.
E o bom da vida é que você pode ter vários amores.
Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
E não temos esta coisa completa.
Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é malhada, mas não é sensível.
Tudo nós não temos.
Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro.
Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico; que é uma delícia.
E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...
Acho que o beijo é importante...e se o beijo bate... se joga... se não bate...mais um Martini, por favor... e vá dar uma volta.
Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra.
O outro tem o direito de não te querer.
Não lute, não ligue, não dê pití.
Se a pessoa tá com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não.
Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama.
Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família?
O legal é alguém que está com você por você.
E vice versa.
Não fique com alguém por dó também.
Ou por medo da solidão.

Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.
E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.
Tem gente que pula de um romance para o outro.
Que medo é este de se ver só, na sua própria compania?
Gostar dói.
Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte.
Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo
E nem sempre as coisas saem como você quer...
A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.

Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.
Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.
Na vida e no amor, não temos garantias.
E nem todo sexo bom é para namorar
Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.
Nem todo beijo é para romancear.
Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.
Enfim...quem disse que ser adulto é fácil?

(Arnaldo Jabor)


Esse texto tava rolando ai pelas redes sociais e achei ele incrível, principalmente para algumas amigas minhas que acham que o mundo vai acabar a cada relacionamento terminado, ou que jamais vão encontrar alguém! Esse texto bem facinho de entender (queria saber escrever assim) é pra vcs compreenderem que há no amor muito mais do que toque, há adultez.... essa é a parte complicada!

Glenda Hilnara

Voltando... contando as novas!

      Estou impressionada com o que acabei de me dar conta...
   O Blog tava virando um "lixo virtual"! 
   O que mais me deixou pensativa foi perceber como o tempo passou rápido e o quanto da minha ou da nossa vida já andou e já mudou depois que começamos a escrever aqui... e, engraçado, a última postagem falava extamente sobre isso, o tempo, esse bandido! Foi interesante pra mim mudar o perfil de seis anos para sete. Sei que pode parecer uma besteira, mas depois que você sentir o "peso" de um ano de vida, vai entender do que eu estou falando, ainda mais quando se trata de relacionamento, quando se fala em duas pessoas!
    Pois é.... nesse tempo que ficamos sem escrever, já me formei, Rafael falta pouco, já está estagiando, já trabalhei, já pedi demissão, já me senti perdida, já me encontrei e me perdi de novo... ahh e o mais legal de tudo, e importante pra nossas vidas: Noivamos!
    Foi tão engraçado que até agora eu nem acredito, não faz muito tempo não, cerca de dois meses. A gente até tinha combinado que isso ia acontecer no final de 2011, mas não da maneira que aconteceu!
Pra começar, o pedido não foi feito a mim, pra combinar com o pedido de namoro que também nunca foi feito e estou esperando até agora... foi diretamente ao meu pai que aquele louco varrido pediu. Sem formalidades, sem planejamento, algo do coração, sabe? Acho que se ele tivesse feito um outdoor, falado na televisão ou qualquer coisa do tipo, não teria sido tão sincero, tão verdadeiro, tão lindo como foi. (#ficaadica para os homens) Foi mágico! Só restou comemorar com a melancia (palavras do meu pai!). 
    Embora isso tenha sido assim tão... diferente, uma coisa tinha que acontecer, as bençãos de Deus. No outro dia tivemos a alegria de termos nossas alianças abençoadas na igreja! Muito simples e bonito! Afinal, só em saber que tem alguem bem maior que nós nos guiando, tá tudo certo! E, é claro, um compromisso firmado agora e uma responsabilidade de algumas gramas na mão direita!

    Agora estamos aqui! Separados por 268km, fisicamente, mas não do amor! (falo sobre isso depois, tá?)


Glenda Hilnara

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Para tudo... o tempo!

O tempo indica muita coisa e sempre tem um sentido pra tudo...

Quando começamos a namorar o tempo é o que menos importa, pois independente dele temos (já) tanto amor que com certeza foi alguém que esqueceu de contá-lo...
À medida que o tempo vai passando tudo parece progredir  e regredir ao mesmo tempo, e é este o principal responsável.

É ele o culpado por desabrochar aquele amor que era tímido e frágil, transformando-o em sentimento real, concreto, palpável.
Mas também é ele o responsável por diminuir o que antes parecia amor sem fim.

É ele o responsável por comprovar tudo que você mostrava ser no início, quando vocês ainda estavam conversando besteirinhas, só pelo simples prazer de falar, de conversar, de estar junto.
Mas também é ele o responsável por acabar as “farças”, derrubar as máscaras e trazer à tona o real de cada um.



 É o tempo o responsável pelas cobranças e comparações do início: “no início você trazia flores, abria a porta do carro pra mim, dizia que gostava de ir à balada ....”
E é este mesmo tempo o responsável pelo inusitado: “nunca pensei que você fosse capaz de fazer uma declaração desta na frente de todo mundo; quanto tempo esperei por isso...”

É, pois, o tempo o grande responsável pelo fim ou pela certeza de um caminho trilhado à dois... já tão percorrido!
É... é o tempo... o responsável pela maior certeza: isso (o que quer que seja) vai passar!

 “O tempo é rei, e a vida é uma lição
E um dia a gente cresce
E conhece nossa essência e ganha experiência
E aprende o que é raiz, então cria consciência.”
(Charlie Brown Jr. – Senhor do Tempo)



De dois um: ou fazemos nosso tempo ou sempre faremos passado!

Glenda Hilnara